top of page

Joaquim Tenreiro: Design artesanal e moderno



Joaquim Tenreiro foi um designer, escultor, pintor, gravador e desenhista que surgiu com seu trabalho em meio ao contexto histórico brasileiro de políticas nacionalistas e desenvolvimentistas da década de 40. Nascido em Portugal e radicado no Rio de Janeiro em 1928 onde fez diversos cursos artísticos, passou a trabalhar como designer de móveis nas firmas Laubissh & Hirth, Leandro Martins e Francisco Gomes, grande empresa da área que produzia e comercializava em escala industrial.

Mesa projetada por Tenreiro para a Laubisch & Hirth


Em 1942 construiu seu primeiro móvel moderno para a residência de Francisco Inácio Peixoto, em 1943 montou sua oficina, a Langenbach & Tenreiro e em 1947 inaugurou suas primeira loja de móveis no Rio de Janeiro. Seus móveis utilizavam madeira de lei como Jacarandá e técnicas antigas da movelaria brasileira como a palhinha, demonstrando sua nítida influência do ofício artesanal provavelmente herdado das marcenarias da rua da Conceição no Rio de Janeiro.


Residência de Francisco Inácio Peixoto com móveis projetados por Tenreiro


No Entanto, contrastando com os tons artesanais estavam as nítidas influências do vigente Estilo Internacional, em particular, o modernismo escandinavo e as obras das empresas americanas Knoll e Herman Miller. Apesar das visíveis influências, Tenreiro produzia seus móveis em escala artesanal, não somente pela demanda local, mas também por ser contrário à fabricação industrial.


O trabalho de Tenreiro como todo trabalho artístico representou o cenário político e cultural que o Brasil vivia naquela década, haviam tensões entre os ideais nacionalistas como no caso da tradição artesanal e internacionalistas como o desenvolvimento industrial.

Salvar

Salvar


RECENT POST
  • Google+ Social Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2023 by Talking Business.  Proudly created with Wix.com

bottom of page