top of page

Design mobiliário e Unilabor

Entre 1940 e 1960, um grupo de arquitetos e designers se uniram para investir na área de design de mobiliário. Existia um grupo que mais se destacava nesta época em São Paulo, os nomes que se destacaram neste grupo foram: Geraldo Barros, Henrique Mindlin, João Batista Vilanova Artigas, José Zanine Caldas, Julio Roberto Katinsky, Lina Bo Bardi e outros.

No Rio de Janeiro também tiveram muitos nomes importantes para a área de design de móveis, como: Ainda Boal, Bernardo Figueredo, Joaquin Tenreiro, Sergio Bernardes e Sérgio Rodrigues.

Todos este profissionais tornaram possível a abertura de empresas, lojas e fábricas no Rio de janeiro e em São Paulo. Muitas organizações foram abertas, como a Langenbach & Tinreiro Móveis e Decorações, A Fábrica de Móveis Z, a Unilabor e outras.

A Unilabor foi criada em 1954, idealizada por um frade dominicano, ela estava localizada em um bairro de operários em São Paulo. A Unilabor nasceu a partir de um ideal de empreendimento cooperativo de produção. A fábrica foi criada com a ajuda do artista Geraldo de Barros.

Geraldo de Barros projetou uma série de móveis que seguíamos preceitos construtivistas, como por exemplo, uma estante vazada e modular. A fábrica da Unilabor esteve ativa até 1967, época em que estava acontecendo a ditadura militar.

Buffet projetado por Geraldo de Barros


RECENT POST
  • Google+ Social Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2023 by Talking Business.  Proudly created with Wix.com

bottom of page